O Museu Hanoi está incorporado em um parque com amplos recursos hídricos, onde os visitantes já podem encontrar exibições sobre a história de Hanoi e vilas Vietnamitas tradicionais reconstruídas ao entrar a paisagem do museu.
Dentro do edifício quadrado, um átrio central circular conecta o andar de entrada com os três níveis destinados à exibição. Estes são organizados como terraços projetados um pouco mais para fora em cada andar acima, formando uma pirâmide invertida.
Isso leva ao sombreamento dos andares mais baixos o que faz parte do conceito de eficiência energética. Com isso, os espaços de exibição internos são protegidos do sol também.
Para os visitantes, o efeito disso é que, olhando para fora, parecem estar flutuando acima da paisagem. Visitantes do museu acessam os últimos níveis através de uma rampa em espiral. Como característica principal, a rampa oferece perspectivas para o hall de entrada e os espaços de exibição.
Enquanto que do primeiro ao terceiro andar são utilizados apenas para exibições, o quarto andar também possui salas de conferência, salas de pesquisa, escritórios e a biblioteca. Espaços ao ar livre ali também recebem exposições particularmente grandes. Como no espaço circular central, isso significa que eles podem receber a configuração desejada, graças à luz indireta que vem da cobertura, organizadas como velas de moinho.